Cromatografias dos solos
Íris da terra


Amostras de terra secando para preparo das soluções
A proposta deste projeto é utilizar a cromatografia, técnica análoga ao processo artesanal de revelação fotográfica, que revela a saúde do solo em suas imagens, que surgem como mandalas multicoloridas. Esta é uma técnica que permite visualizar a vida microbiológica e minerais presentes no solo.
Das cromatografias, crio composições orgânicas com as imagens resultantes dessas revelações, interligando-as como a própria natureza. E eu também construo os filtros de sonhos gigantescos, sobre os quais eu recrio as imagens dos Cromas em escala, como um amuleto para a conservação da terra.
Venho coletando análises e fazendo amostras em solos orgânicos e em solos degradados, muitas vezes com grande incidência de agrotóxicos, e a partir delas crio mandalas que através do seu visual hipnotizante, magnético, trazem à luz questão que, por trás da aparente beleza reside algo preocupante do meio ambiente.


Cromatografia de Solo de Floresta em Friburgo
(baixa diluição)


Terra com Glifosato (agrotóxico)
Terra de Floresta em área de proteção
Terra orgânica - plantação de Acelga
com adubo biológico

Cromatografia de Adubo biológico
(baixa diluição)
Processo de impregnação

Trançando o filtro dos sonhos

Terra orgânica - plantação de Acelga
As terras têm história. Histórias. Identidades.
Assim como a íris humana e animal, que guarda códigos únicos sobre a identidade daquele ser, cada terra tem sua identidade única, que através das Cromatografias - geradas a partir de um processo análogo à revelação fotográfica - são literalmente reveladas.
Nosso universo é permeado de conexões ocultas. Que coisas e energias atuam sobre você sem que você tenha consciência delas? Que história aconteceu sobre aquela terra que você passou? Quais acontecimentos influenciaram a saúde do alimento que você come?
Aqui estas conexões são trazidas à luz do seu olhar. Círculos imperfeitos trazem em si toda a história dos lugares, congelada no instante da captura, coleta, fazendo conexão entre os mundos. Pode-se saber sobre seus banhos de chuva, sobre as vidas geradas e nutridas nela. Seus tratamentos e reações a venenos. Necessidades, carências, energias, potências, angústias.
Convido vocês a conhecer o que chamo de Íris da Terra. Íris no singular e no plural. Íris das terras.
Um passeio por uma história contada com terra: uma caminhada na Floresta da Tijuca, grãos de aula no Parque Lage, solo de plantação orgânica de folhas de Friburgo e outra com herbicida que comi também. Um mato junto a uma cachoeira no Horto, uma beira de estrada em algum lugar do passado.
O que sua íris permite ver?
Exposição
Íris da terra
